sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sub-regiões do Nordeste

ZONA DA MATA
A Zona da Mata é uma sub-região costeira da Região Nordeste do Brasil que se estende do Estado do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, formada por uma estreita faixa de terra para os padrões continentais do Brasil.
Sua área concentra seis das nove capitais da região ou 66,66% de suas sedes (Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador). É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste.
A Zona da Mata é composta por planícies e tabuleiros, (relevo com altitude entre 20 e 50 metros, geralmente com o topo plano. Na parte voltada para o mar, forma falésias.) que se estendem por toda a faixa litorânea.
AGRESTE
Agreste designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A área ocupada pelo Agreste situa-se numa estreita faixa, paralela à costa. Possui como características principais solos profundos, com relevo extremamente variável, associados a solos rasos, solos relativamente férteis, vegetação variável com predominância de vegetação caducifólia (decídua). É uma área sujeita a secas, cuja precipitação pluviométrica varia entre 300 e 1200 mm/ano, oscilando predominantemente entre 700 e 800 mm/ano.
SERTÃO
O Sertão brasileiro ou o Sertão nordestino é uma das quatro sub-regiões do Nordeste do Brasil.
Estende-se por grande parte da Bahia, do estado de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí; por todo o Ceará; e por uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas. Além disso, atinge a Mesorregião Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais.
Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semiárido (quente e seco), que apresenta temperaturas médias elevadas, entre 28 °C e 45 °C e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano.
 MEIO-NORTE
 O Meio Norte é uma das sub-regiões do Nordeste do Brasil. É uma sub-região de transição entre o sertão e a Amazônia. Abrange parte do Piauí e todo o estado do Maranhão. Possui duas das nove capitais da região, São Luís e Teresina. Apresenta a Caatinga na porção oriental do Piauí, conforme a umidade aumenta, aparece o Cerrado, seguido da Mata dos Cocais e, por fim, da floresta equatorial no oeste do Maranhão, onde a umidade é maior. O relevo é composto de chapadas e planaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário