quarta-feira, 14 de agosto de 2013

As sub-regiões nordestinas

O espaço geográfico do Nordeste apresento grande desigualdade social. No litoral encontramos o maior numero de capitais e no meio-norte as maiores áreas de extrativismo vegetal.

ZONA DA MATA
Além de abrigar o maior numero de capitais, esta região possui este nome por conte da vegetação original. Porem, essa foi bastante devastada por conta da intensa industrialização e urbanização. Essa sub-região é subdividida em: Zona da Mata Açucareira, Recôncavo Baiano e Zona da Mata Cacaueira.


AGRESTE
Enquanto na zona da mata predomina os latifúndios monocultores, no agreste predominam os minifúndios policultores. Dentre os produtos cultivados no agreste, destacam: feijão, milho, mandioca, cafe, agave, e principalmente o algodão. Muitos municípios do agreste crescem com o cultivo do algodão, mas na década de 1980 uma praga quase eliminou essa cultura da região. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ) desenvolveu a tecnologia do algodão colorido para resgatar a importância do produto na região. 

MEIO-NORTE
A mata dos cocais é uma vegetação dessa região. A mata dos cocais proporciona o desenvolvimento do extrativismo vegetal. A carnaúba e o babaçu são plantas extraídas dessa região. A economia do meio-norte tem se baseado na criação de gado e no cultivo de algodão e arroz.

SERTÃO
É a maior sub-região nordestina. Encontramos nessa sub-região áreas úmidas onde se concentram atividades agrícolas. A pecuária extensiva e o cultivo de frutas, algodão  café, soja, feijão, arroz, e mandioca são os principais produtos da sub-região. A maior parte da população vive da agricultura de subsistência e da pecuária  Empresas do sul do país tem buscado essa região por conta do menor custo com a produção e a qualidade do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário