quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Região Sul: Economia

A Região Sul é a segunda mais importante do país, apresentando aproximadamente 16% do PIB do Brasil. Até a década de 1970 a economia do Sul era predominantemente agrária, a partir desta data a região passou a ser industrializada. Ao mesmo tempo o setor agropecuário modernizou-se e aumentou a sua produtividade. Na Região Sul existem grandes empresas do setor alimentício do país.

Pecuária:


A região sul se destaca em vários produtos pecuários. É o maior produtos de suínos e ações do país, esses produtos abastecem o setor industrial, alimentício que por sua vez abastecem todo o país. A produção de bovinos é limitado, pois o gado é criado de maneira extensiva na formação de campos no Rio Grande do Sul.

Agricultura:
A atividade agrícola do Sul é mais diversificada do país, por conta da variação de temperatura no decorrer do ano, em consequência do clima subtropical, por isso é possível cultivar os mais diferentes produtos na região.

Extrativismo:
O principal produto de extrativismo do Sul é o carvão mineral, esse produto encontra-se em maior quantidade no Rio Grande do Sul, porém neste estado o carvão é de baixa qualidade. Portanto, o maior produtor é Santa Catarina.
Industrialização:

A região Sul é a segunda mais industrializada do país. Nos últimos anos apresentou grande desenvolvimento por conta da proximidade com o mercado consumidor do Sudeste.
Os principais setores industriais do Sul são: Automobilísticos, Metalúrgicos, Têxtil, Alimentos, Bebidas e Calçados.

Atividades Terciárias:
O setor terciário é o principal setor econômico do Sul, superando a agropecuária e a indústria, ou seja, o setor de comércio e serviços representa o maior percentual do PIB da região, com destaque para o turismo. Essa atividade é desenvolvida por conta das paisagens naturais e pela arquitetura introduzida pelos colonizadores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário